Cidadania e Direito


É comum entre as pessoas o pensamento de que cidadania está diretamente ligada ao direito de votar. Outras pessoas tendem a pensar a Cidadania apenas em termos de direito a receber. Segundo Manzine Couvre (2007) cidadania é o próprio direito à vida no sentido pleno. Trata-se de um direito que precisa ser construído coletivamente, não em termos de atendimento as necessidades básicas, mas de acesso a todos os níveis de existência. Cidadão é o membro do Estado, dotado de direitos e deveres, capazes de produzir o próprio Direito, lutando para adquiri-los.
Sabe-se ainda que todo cidadão tem direito a ter emprego, educação, saúde, moradia e, principalmente, direito de lutar por seus interesses e objetivos. Desde que seja respeitado e se dê por respeito, tem direito também de transmitir suas ideias e opiniões a toda à sociedade. Deve-se, porém entender que acima de qualquer direito a ter sua opinião, vem o dever ético de ter sensatez no momento de exercer o mesmo, para que assim, não fira a dignidade da pessoa humana, que é um direito constitucionalmente previsto. Por isso, o assédio moral é uma violação direta do direito do cidadão.
O Direito é instrumento de pacificação social criado, interpretado e aplicado, dotado de sanção estatal (Reale 2009). Na concepção de Bresser, o Direito pode ser definido como sendo o conjunto de normas dotadas de poder institucionalizado de coerção que regulam a vida social.
Não há Direito sem Sociedade e Sociedade sem Direito e na medida em que as pessoas vão se revestindo de direitos o processo de cidadania vai surgindo num processo de interdependência entre eles. Por fim, a Cidadania é uma conquista assegurada pelo Direito.





7 comentários:

Anônimo disse...

Ótimo texto, estão de parabéns.

Maria Aparecida disse...

Muito bem explicado! Já adorei o blog.

Maria Antonieta disse...

Muito obrigada por visitarem a página!

Unknown disse...

Muito bom esse blog, gostei muito.

Maria Antonieta disse...

Que ótimo! Obrigada pela visita! Hoje irei postar mais textos.

Anônimo disse...

Parabéns!! Muito bom!

Anônimo disse...

Nooossa...bom demaais!!

Postar um comentário