Valdete Souto Severo fala sobre o assédio moral



Devido a grande decorrência do assédio moral nas relações trabalhistas foi o tema abordado na entrevista com a Valdete Souto Severo, juíza do trabalho da 5° vara do trabalho de Porto Alegre. Valdete aborda o tema com objetivo de ressaltar a caracterização desse fenômeno, como se da à ocorrência e a indenização.

A ocorrência segundo a juíza se da em relações em que há hierarquizações, ou seja, relações de poder. Já a caracterização do assédio é dada com atos ofensivos a autoestima, reiterados, de forma hostil e sendo essa a maior dificuldade para se obter a prova. Também pode, porém ocorrer de forma coletiva, isto é, o superior como figura hierárquica promove um assédio no ambiente inteiro de trabalho, logo atingindo a todos e assim sendo mais fácil de se comprovar. De forma que a jurisprudência exige para se configurar como caso concreto de assédio moral a repetição de atos, mas em exceções é considerado atos isolados em que pode se comprovar o ato de agressão a honra do trabalhador. Por ultimo, o tratamento da indenização pela Valdete é configurada pela indenização por dano patrimonial. Essa não tem um valor tarifado, pois depende do fato concreto. Visto que se necessita da comprovação para se concretizar a indenização é necessário que o juiz se cerque de indícios para que melhor possa se ter consonância com a verdade real e assim, torna-se comum o requerimento para a realização de uma pericia médica com a psiquiatria podendo se comprovar o assédio pelas consequências psicológicas.

Por isso essa abordagem se da com o intuito de que haja a conscientização sobre o assédio moral e a possibilidade de trabalhadores se darem conta que o ambiente de trabalho saudável e harmonioso seja direito de todos e que assim, tenham possibilidade de exigirem seus direitos.

7 comentários:

Maria Aparecida disse...

Cada dia eu amo mais o blog!

Maria Antonieta disse...

É ótimo saber disso! Obrigada pela visita.

Unknown disse...

Muito importante os trabalhadores saberem dos seus direitos.Concordo com Valdete, é extremamente necessário que no seu ambiente de trabalho se tenha um clima de paz e harmonia, além de uma relação saudável entre todos, dando tranquilidade para todos exercerem com competência suas tarefas. Esse blog está fantástico!!

Anônimo disse...

Adorei..Muito bom! Parabéns!

Maria Antonieta disse...

Exatamente, Renato! Todos os trabalhadores devem ser conscientes de seus direitos dentro das relações trabalhistas. Adorei o seu comentário. Mais uma vez obrigada!

Maria Antonieta disse...

Obrigada por visitar o blog, fico feliz que tenha gostado.

Unknown disse...

Com certeza, os trabalhadores tendo consciência dos seu direitos faria com que o números de casos de assédio moral no trabalho diminuísse cada vez mais.

Postar um comentário